Saturday, January 15, 2005

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa. Com Jim Carrey (Joel Barish) e Kate Winslet (Clementine Kruczynski). Direção: Michel Gondry.

Brother

Yamamoto (interpretado pelo próprio Kitano), é abandonado pela família à qual pertencia e vai para a América à procura de um lugar para morrer como membro digno da Yakuza. Em Los Angeles, ele encontra com seu meio irmão, pequeno traficante de drogas. Logo ele assume o controle da situação, amplia o território da gangue e entra em guerra com a Máfia Italiana. Brother é um filme de ação, forte e violento sobre a arte de viver e morrer em nome da honra. Com: Takeshi Kitano, Omar Epps, Kuroudo Maki, Masaya Kato. Direção: Takeshi Kitano.

Betty Blue

Zorg é um faz-tudo que cuida de vários bangalôs de praia na França. Ele vive uma vida tranquila, trabalhando seriamente e escrevendo no seu tempo livre. Um dia, Betty aparece em sua vida, uma jovem tão linda quanto selvagem e imprevisível. Inesperadamente, o jeito irreverente de Betty começa a fugir do controle. Zorg percebe que a mulher que ama está lentamente ficando louca. Quando o relacionamento dos dois se torna um caos, será que o amor pode prevalecer? Com Jean-Hugues Anglade, Béatrice Dalle, Gérard Darmon, Consuelo de Havilland, Clémentine Célarié, Vincent Lindon, Jacque Mathou, Claude Confortes, Philippe Laudenbach, Raoul Billerey. Direção: Jean-Jacques Beineix.

Balada do Soldado, A

Em 1960, o filme A BALADA DO SOLDADO de Grigori Chukhrai teve triunfante repercussão no circuito internacional, ganhando vários prêmios em diversos festivais como: Cannes, Sao Francisco, Londres e Milão, antes mesmo de receber o prêmio Lenin em casa. Para os russos, ele é considerado um dos melhores e mais respeitáveis filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. A glória da guerra e o sacrifício coletivo foi celebrado em um monumental épico do período pós-guerra. Era tempo de reconhecer os custos individuais, os pequenos atos de bondade, bravura e generosidade do ser humano vivendo em tempos difíceis. Com Vladimir Ivashov, Zhanna Prokhorenko, Antonina Maximova, Nikolai Kriuchkov, Yevgeny Urbansky. Direção: Grigori Chukhrai.